Clínica de CPAP

DSC_8852A Clínica de CPAP tem como objetivo educar, orientar e adaptar o paciente ao uso de CPAP através de atendimento individual e personalizado.

CPAP é um equipamento que gera um fluxo usando o ar ambiente, levando a um aumento da pressão na via respiratória do paciente através de um circuito de mangueira flexível e de máscara no nariz e ou boca do paciente (permitindo que o paciente se movimente). Este aumento de pressão evita que as vias respiratórias se colabem durante o sono e impede que ocorram os roncos  e as pausas respiratórias. A pressão necessária para deixar as vias aéreas permeáveis durante o sono é individual e deve ser aferida num exame de polissonografia com titulação de CPAP.  O CPAP é um equipamento portátil, silencioso e elétrico que se adapta a voltagem de acordo com a rede local  podendo ser usado em qualquer lugar.

O CPAP é o tratamento mais eficaz para correção  da apnéia obstrutiva do sono. O CPAP pode ser indicado para pacientes de qualquer índice de eventos de pausas respiratórias obstrutivas por hora. Entretanto, o CPAP é indicado principalmente para paciente com quantidade de eventos graduados como moderado ( 15-30/h) ou grave (acima de 30/h), além de pacientes com baixa saturação de oxigênio. São contraindicações para uso do CPAP a claustrofobia (pessoas que não conseguem permanecer em ambientes fechados) e pacientes com fístula liquórica.

Existem vários tipos de  equipamentos com funções diferenciadas  e  vários modelos de máscara  e cada modelo  atende uma necessidade especial.

O CPAP tradicional (aparelho de pressão positiva continua): tem pressão igual quando o paciente inspira e quando ele solta o ar. Indicado principalmente para pacientes que usam pressões de CPAP  baixas (abaixo de 12 cm H2O) e que não tenham  dificuldade em usar o equipamento.

CPAP com alivio de pressão expiratória (APE, FLEX ou PRO): diferencial de pressões inspiratória e expiratória (alívio) proporcionando maior conforto ao paciente. Possui cartão de acompanhamento de uso e eficácia. Indicado para pacientes com pressões de CPAP altas (acima de 12 cm H2O) e pacientes com dificuldade de uso.

CPAP Automático: faz ajuste automático da pressão, possui pressões inspiratória e expiratória diferentes (alívio) proporcionando maior conforto ao paciente. Possui cartão de acompanhamento de uso e eficácia. É indicado em casos específicos e em investigações de pressão ideal em pacientes domiciliares ou em ambiente hospitalar.

BIPAP: dois níveis de pressão (inspiratória e expiratória): Indicado para pacientes com doenças neuromusculares, DPOC, obesidade mórbida e pacientes com dificuldade de uso nas modalidades anteriores.