Como Acabar com o Ronco?

O ronco não é um problema exclusivo da pessoa que ronca, mas também daqueles que dormem ao seu lado.

O ronco é um ruído provocado pelo estreitamento ou obstrução nas vias respiratórias superiores, durante o sono. O estreitamento dificulta a passagem do ar, provocando a vibração das estruturas e conseqüente som.

Quando a pessoa está dormindo de costas ou após beber bebidas com álcool, por exemplo, roncar pode ser mais freqüente e intenso, já que a musculatura da garganta fica mais flácida e a língua cai para trás.

O problema é considerado uma doença e não deixa quem está ao lado ter uma noite de sono, por conta do barulho.

Muitos não sabem, mas o ronco é um sintoma da apneia do sono. Trata-se de uma patologia que se caracteriza pela redução da oxigenação do sangue, que acontece devido a pausas da respiração causadas pelo estreitamento das vias aéreas.

Por que as Pessoas Roncam?

Confira abaixo algumas considerações importantes sobre o ronco:

  1. Perder peso pode ajudar na diminuição do ronco. A gordura também fica acumulada no pescoço, prejudicando a passagem de ar, por conta do estreitamento da faringe.
  1. O consumo excessivo de álcool também pode fazer com que uma pessoa ronque, já que a bebida causa relaxamento da musculatura.
  1. As pessoas que têm doenças alérgicas, como a rinite, ficam com o nariz obstruído. Isso faz com que respirem pela boca, causando o ronco em muitos casos. O tratamento dessas doenças ajuda, e muito, na diminuição do ronco.
  1. A pior posição para quem ronca é dormir de barriga para cima. A ação da gravidade, pela retração da língua para trás, causa um estreitamento da passagem de ar, aumentando a vibração dos tecidos da faringe e do som. Nesses casos, o ideal é dormir de lado.
  1. Problema no alinhamento dos dentes ou da arcada dentária também podem favorecer o ronco. Uma avaliação por um dentista especializado pode ajudar no tratamento.